segunda-feira, 28 de maio de 2012

Curso de Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.

EDUCADORA E APRENDIZ? QUEM E ONDE? Estas são perguntas que se deve fazer a respeito de profissionais que atuam nas instituições educacionais, no sentido de verdadeiramente está cumprindo com o seu papel no processo ensino-aprendizagem. Sabemos que não é um serviço simples, e embora nem todas as escolas ofertem as condições de trabalhos necessárias e etc., quando realizado com boa vontade e de forma adequada, pode ter certeza que este trabalho é produtivo e prazeroso. Diante disso, qual é o meu perfil como educadora e aprendiz? É lógico que a auto avaliação às vezes acaba nos induzindo a detalharmo-nos com mais qualidades, mas a intenção aqui é realmente mostrar como me vejo nesse intricado contexto de inovações que exige cada vez mais o acompanhamento e a ação na comunidade escolar. Uma trajetória que ao longo dos anos vem sendo construída com muito cuidado, amor e perseverança. Nessas condições, posso dizer que quando ingressei na educação na década de 80, pouco sabia que iria está subindo em tantos degraus que a meu ver parece infinito, pois a pretensão de ministrar as aulas é tanto ampla quanto à de aprender. Uma caminhada com bastantes desafios, mas atualmente, sinto-me mais preparada em virtude de ter conseguido uma qualificação e está me atualizando profissionalmente, mas isso é apenas uma gota no oceano. Principalmente quando se trata de novas ferramentas como as TICs , que vem fazendo parte tanto do nosso cotidiano como dos alunos, e exigindo uma educação mais desafiadora e eficaz. No entanto, ingressar e ingressá-los no mundo virtual educativo hoje é uma necessidade diante de tantas provocações que temos de enfrentá-las. Portanto, a capacitação em informática vem sendo de fundamental importância para a minha desenvoltura educacional. Pois desse modo, estou evoluindo conjuntamente com os alunos. Procuro prepará-los para o uso de modernos preceitos culturais de reprodução e assim fazerem uma leitura de forma holística do mundo em que vive sem perder de vista seus valores e assim reconhecer-se diante dele. Nesse contexto, faço o planejamento das aulas de forma flexível e o desenvolvimento destas - aulas - se dá de forma contextualizada e no âmbito provocativo, relacionando os assuntos de geografia com o cotidiano, melhorando o desempenho da turma na intenção de causar inquietações nos educandos e assim promover curiosidades que os levem a fazer uma reflexão, de tal modo que façam as transformações necessárias na sociedade em que vivem. No entanto, faço um diagnóstico nas aulas, não só do conteúdo, mas também de como se encontra o estado emocional de cada aluno e aluna, para que assim eles possam degustar dos assuntos trabalhados com mais aspiração. Nessa direção, sou atenciosa com todos os educandos, mostrando interesse e ajudando-os na realização de suas tarefas, fazendo explicações até que entendam, a interdisciplinaridade, e dando a oportunidade de expressarem suas opiniões. Na verdade, eu tenho compromisso e me importo muito com a aprendizagem da turma. Isso é importantíssimo para um bom despenho desses estudantes e motivá-los constantemente é, portanto, uma das minhas incansáveis ações. Nesse sentido, minhas aulas são dinâmicas, utilizo vídeos, estudo do meio, trabalho individual e em grupo, seminário, produção de slide, trabalho de campo, entre outros, e preparo-os para o desenvolvimento de projetos, no qual se faz o uso de várias ferramentas – principalmente o computador e a internet – que tem contribuído bastante no processo ensino-aprendizagem. Quanto à interação com os educandos e os colegas de trabalho, posso dizer que me relaciono bem com todos eles. Sendo autodeterminada e cooperativa, e que esta – interação - se concretiza de forma adequada e positiva, levando em consideração suas ideias, e ao mesmo tempo aprendendo com os mesmos. Portanto, interagir e ao mesmo tempo aprender com os alunos e os colegas, faz de mim uma educadora mais animada, informada e fortalecida. No que se referem às mudanças na minha forma de ensinar, estas advêm na medida em que chega a necessidade, pois não posso ficar parada no tempo em quanto os conceitos mudam e as transformações acontecem no âmbito global, nacional e local. É preciso está acompanhando a evolução do sistema educacional, e para isso tenho que está preparada e revendo minhas práticas pedagógicas. Assim sendo, a formação continuada é de fundamental importância para um ensino de qualidade. Por isso, estou me atualizando firmemente e, deste modo, o processo ensino-aprendizagem se cristaliza de maneira correta e satisfatória em ambas as partes - professora x alunos x alunas. Dessa forma, sinto-me confortável e realizada quando essas transformações acontecem, as quais produzem uma sensação de dever cumprido. E atualmente, o que faz a diferença é a inovação. Em fim, para que as aulas realmente se tornem mais interessante e com qualidade diante de um mundo globalizado, é preciso que nós –profissionais da educação- estejamos preparados para enfrentar esses desafios. Assim sendo, ensinar e aprender é uma forma de sensibilizar e ser sensibilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário